Ponto V!

Home C/C++ Conceitos Básicos Por que aprender C++ ?
Agit Informática Ltda.
Por que aprender C++ ?Imprimir
Escrito por Agit Informática Ltda.

Em primeiro lugar a linguagem C++ é uma linguagem de propósito geral que pode ser utilizada para qualquer finalidade e em qualquer plataforma.

Em segundo lugar a linguagem C++ é uma linguagem flexível, multiparadigma, seguindo nesse aspecto a tradição da linguagem C: o programador é quem escolhe a técnica de programação que deseja utilizar.

Além das técnicas que já eram suportadas pela linguagem C, C++ permite o uso de Orientação a Objetos e também de Programação Genérica, adaptando-se assim às diferentes necessidades requeridas pela criação de softwares.

Em situações críticas de escassez de memória e pequeno poder de processamento, o programador poderá adotar um estilo de mais baixo nível.

Em outros casos, poderá usar Orientação a Objetos, Programação Genérica ou uma combinação de ambas.

Em terceiro lugar a linguagem C++ é a linguagem de programação mais completa que já foi criada, sendo também uma linguagem altamente expressiva e lógica. E por isso muitas linguagens criadas posteriormente (Java e C#, por exemplo) são inspiradas em C++.

Quem aprende C++ terá assim grande facilidade de aprender novas linguagens, pois C++ criou novos paradigmas, sendo assim um modelo daquilo que esperamos de uma linguagem de programação de propósito geral.

Por isso mesmo é difícil, atualmente, conceber um curso de Ciências da Computação onde C++ estivesse ausente. Tanto pela linguagem em si, como também pela arquitetura de sua Biblioteca Padrão.

Ao contrário de algumas linguagens, C++ não cria restrições ao programador. É ele quem decide se quer correr riscos ou se quer maior segurança no seu código. Há poucas regras arbitrárias em C++ (como também na linguagem C). A maioria dos conceitos e regras de sintaxe são combináveis e aplicáveis por decorrência lógica.

Isto é positivo para o aprendizado de computação e é positivo também em situações em que é necessário extrair o máximo de uma determinada plataforma sem limites ou barreiras.

Evidentemente isso não significa que só se deva programar em C++.

Hoje um programador deve conhecer mais que uma linguagem pois, para determinadas aplicações, determinada linguagem pode ser melhor.

De um modo geral, podemos dizer que um programador que dificilmente terá problemas de emprego é aquele que conhece C++, Java e C# (e, eventualmente, alguma ferramenta adicional para gerar interfaces gráficas, além de linguagens de script como python, php ou asp).

Conhecendo C++, o programador tem uma base sólida em programação e, ao mesmo tempo, pode ser empregado em qualquer área (e não apenas gestão/banco de dados) e também em áreas onde só se pode usar a linguagem C (e elas existem) – pois ao aprender C++ ele também saberá programar em C, quando necessário.

Além disso aprenderá facilmente linguagens como Java , C# e mesmo certas linguagens de script, que herdam muito de C e/ou C++.

Por isso eu não afirmo: aprenda somente C++. Não se trata disso .

O que afirmo é que um bom programador é aquele que conhece C++ e, além disso, ao menos mais alguma linguagem.

Base sólida e versatilidade: eis a receita - e que na verdade é a receita de sempre.

Pois isso não é novidade. No passado era comum que uma equipe de programação contasse com muitos programadores Cobol e, além disso, com alguns programadores que além de Cobol também conhecessem Assembler.

O Cobol era mais simples e seguro, mas não podia resolver todos os problemas. Nas emergências e situações críticas era o programador que conhecia Assembler que era acionado.

Naturalmente esse profissional, mais completo e mais versátil, tinha melhor remuneração.

E é disso que estou falando. Por tudo isso, e por experiência própria, recomendo fortemente o aprendizado de C++.


Comentários (13)
  • João Pedro Medeiros  - Interessante a matéria
    avatar

    Achei interessante a matéria a respeito do C++.

    Contudo, ainda tenho algumas dúvidas:


    1) Ela é a linguagem que mais se utiliza em quase todos motores de jogo?

    2) Como nunca programei, eu já posso iniciar o aprendizado nesta linguagem?

    3) A instituição superior, especificamente de Jogos Digitais, ensina ou aborda conteúdos voltados para esta linguagem? Se não, existe curso livre que possa complementar o aprendizado ou curso técnico de Informática já é o suficiente para receber uma base e com isso aprofundar?

    4) E uma pergunta meio retórica, o que conta mais para na programação: inglês técnico ou a fluência (avançado)? Sei que todos engines são em inglês, mas tenho uma enorme dificuldade com qualquer conteúdo estrangeiro que exija um conhecimento avançado da língua.


    Só tenho essas dúvidas e desde já agradeço!


  • TerraSkilll  - Algumas respostas
    avatar

    Olá, Pedro. Algumas respostas, com base na minha curta experiência.

    1) Ela é a linguagem que mais se utiliza em quase todos motores de jogo?

    Muitas engines são escritas e fazem uso de C++. Mas isso não quer dizer que C++ seja requisito para utilizá-las. Algumas fazem uso de linguagens como C#, Python e Javascript. Você nem vê o código C++, mas saber C++ pode ajudar e muito, mesmo nesses casos.

    2) Como nunca programei, eu já posso iniciar o aprendizado nesta linguagem?

    Pode, nada te impede. Assim como nada impede de aprender qualquer outra e depois ir para C++. A curva de aprendizado pode assustar um pouco (em comparação com linguagens como C# e Java), mas é possível sim começar por C++.

    3) A instituição superior, especificamente de Jogos Digitais, ensina ou aborda conteúdos voltados para esta linguagem? Se não, existe curso livre que possa complementar o aprendizado ou curso técnico de Informática já é o suficiente para receber uma base e com isso aprofundar?

    Depende da instituição. Algumas sim, outras não. Você terá de entrar em contato com a instituição que escolher para saber a grade e o conteúdo das disciplinas. Mas cursos voltados para jogos costumam ao menos passar um pouco de C++. O conhecimento de um curso técnico serve como base, então depende dos seus objetivos e empenho em estudar depois o que precisar

    Lembrando que, mais do que ensinar uma (ou mais) linguagens, um curso deve te ensinar conceitos gerais de programação. Com esses conceitos em mente, ficará mais fácil aprender outras linguagens.

    4) E uma pergunta meio retórica, o que conta mais para na programação: inglês técnico ou a fluência (avançado)? Sei que todos engines são em inglês, mas tenho uma enorme dificuldade com qualquer conteúdo estrangeiro que exija um conhecimento avançado da língua.

    Nem um nem outro conta mais ou menos, depende de seus objetivos. Se você quer cargos razoáveis em multinacionais ou mesmo trabalhar no exterior, precisará de fluência. Para estudos (no Brasil), inglês técnico (leitura e um pouco de escrita) ajuda bastante, já que muitos bons materiais estão em inglês. E para chegar na fluência, você certamente passará pelo nível técnico. É uma consequência.

    Abraço.

  • Thiago Baptista
    avatar

    Eu gostaria muito de fazer os cursos de C++ da Agit, mas infelizmente vocês não têm presença aqui no Rio de Janeiro.

    Vocês consideram a possibilidade de abrir uma filial aqui? Ou pelo menos lançar versões online dos cursos?

  • Juan Carvalho  - Comentario
    avatar

    Ola , parabéns pelo post, gostaria de humildemente fazer algumas perguntas.
    Estou aprendendo linguagem de programacao, depois de uma tentativa sem sucesso com java,
    a linguagem que escolhi para isso foi python, e em paralelo C e C++.

    "Em terceiro lugar a linguagem C++ é a linguagem de programação mais completa
    que já foi criada". Porque voce afirma que C++ é a linguagem mais completa que existe? Ela é
    recomendada para qualquer tipo de aplicacação, web, desktop, computadores portateis,
    sistemas embarcados?

    "Quem aprende C++ terá assim grande facilidade de aprender novas linguagens,
    pois C++ criou novos paradigmas, sendo assim um modelo daquilo que esperamos de uma linguagem
    de programação de propósito geral." Nesse ponto, para quem nunca teve contato com uma linguagem
    de programacao (e pra quem teve), eu indico fortemente Python, e depois sim, aprofundar em uma
    linguagem como C. Digo isso por ...

    "Hello world" em C++...

    #include

    using namespace std;

    int main()
    {
    cout

  • Mario  - flw
    avatar

    Você tem muitas dúvidas, sugiro primeiro aprender o C depois o C++, só não tente estar C e C++, vai com calma! :whistle: :whistle: :whistle: :whistle: :whistle:

  • Juan Carvalho
    avatar

    Desculpe , cortou o comentario...


    "Hello world" em C++...

    #include

    using namespace std;

    int main()
    {
    cout

  • Juan Carvalho  - re:
    avatar

    Nao sei postar trechos de codigo, desculpem.

    [code]
    "Hello world" em C++...

    #include

    using namespace std;

    int main()
    {
    cout

  • Mario
    avatar

    Que isso Juan, fez curso no Senac? kkkk

  • thiago  - Quanto tempo leva para aprender C++
    avatar

    Queria saber se C++ é uma linguagem muito extensa, e quanto tempo eu levaria para aprender a programar em C++ (considerando que eu tenha 100% de tempo livre). Sou novato em programação, C++ seria uma boa escolha para começar (claro, após ter uma lógica de programação)?
    ...Gostei do site.

  • Lucas  - Preciso desenvolver um modulo de chamada (tecnico)
    avatar

    Ja tentei alguns softwares prontos onde eu apenas precisaria editar os campos cujo eu preciso pois eu não manjo muito de programação ja tentei o .net e DNN, os dois são difíceis de editar da maneira que eu preciso e alguns são caros de mais. Se precisarem de mais informações só perguntar.

    ps: O tipo de atendimento de chamada que eu estou me referindo seria de atendimento técnico. Por exemplo quando alguém liga para a SKY para reclamar que o WI-FI não esta funcionando, um atendente recebe a ligação e prepara a mesma para um técnico, ou seja, tudo que foi passado para o atendente ele ira traduzir/simplificar para o técnico através de um modulo onde o atendente ira colocar as informações necessárias para o técnico assim como endereço, o problema, nome do cliente e etc.

    POR FAVOR ajudem ja estou procurando a semanas alguma solucao

  • Mario
    avatar

    Quem quer realmente aprender c++, sugiro comprar um bom livro, eu já tentei aprender pela internet, mas só se encontra porcaria, e não tem nada de ficar baixando apostila de 85 páginas e ficar vendo tutorial de pangaré no youtube, não aprender nada...........
    E livro traduzido também é lixo, vai tomar no cu.

  • Osvaldo Paulo
    avatar

    #include
    using namespace std;
    int main() {


    cout

  • Osvaldo Paulo
    avatar

    porra essa merda apaga os caracteres e os sinais de inserção

Escrever um comentário
Your Contact Details:
Gravatar enabled
Comentário:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img]   
:angry::0:confused::cheer:B):evil::silly::dry::lol::kiss::D:pinch::(:shock:
:X:side::):P:unsure::woohoo::huh::whistle:;):S:!::?::idea::arrow:
Security
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
LAST_UPDATED2  

Busca

Linguagens

Twitter