Ponto V!

Home Android Configurando ambiente de desenvolvimento Android com Eclipse - Obsoleto
Maicris Fernandes
Configurando ambiente de desenvolvimento Android com Eclipse - ObsoletoImprimir
Escrito por Maicris Fernandes

Este artigo é obsoleto, recomendamos a leitura de Configurando ambiente de desenvolvimento Android - ADT Bundle ao invés deste

Prezado leitor,

Seja bem-vindo ao mundo do desenvolvimento para Android, sistema este que vem revolucionando o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis.

Neste primeiro artigo mostrarei como instalar e configurar todos os componentes necessários para desenvolver aplicações Android com Eclipse.

Downloads

A fim de possuirmos todas as ferramentas necessárias para trabalhar no desenvolvimento de aplicações Android será necessário efetuarmos download dos seguintes sofwares:

JDK (Java Development Kit)

O JDK possui as ferramentas necessárias para desenvolvimento de aplicações utilizando a linguagem Java.

Link: http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html

Download JDK

Android SDK

Através do Android SDK podemos criar as mais diversas aplicações para as diversas plataformas do sistema Android.

Link: http://developer.android.com/sdk/index.html

Download Android SDK

Eclipse

O Eclipse é uma ferramenta de integração da linguagem de programação Java. Nele, também é possível integrar o Android SDK para o desenvolvimento de aplicações Android.

Dentre as opções apresentadas faça download do Eclipse IDE for Java Developers na versão adequada para seu sistema operacional.

Link: http://www.eclipse.org/downloads/

Download Eclipse

Instalação

JDK (Java Development Kit)

Instale o JDK a partir do arquivo baixado seguindo as instruções do programa instalador. Aqui não existem segredos...

Android SDK

Instale o Android SDK seguindo as instruções do programa instalador.

Caso você receba a mensagem “Java SE Development Kit (JDK) not found.” mesmo já tendo instalado o JDK, volte e avance novamente no instalador que a mensagem não se repetirá.

Evite utilizar o caminho padrão de instalação (Arquivos de Programas) em virtude de estar ocorrendo problemas de identificação de nomes compostos na API 12 do Android. Até o momento de escrita deste tutorial este problema não havia sido resolvido. Assim sendo, neste tutorial, utilizarei o caminho de instalação C:\Android\android-sdk.

Ao término da instalação, rode o SDK Manager, no qual serão identificadas e disponibilizadas atualizações das diversas Plataformas (versões) do sistema Android

Update Android SDK

Recomendo a instalação de todos os Packages apresentados. Aguarde o término da atualização com paciência, pois este é um processo demorado. Após o encerramento do processo de atualização feche o SDK Manager.

Eclipse

Extraia o conteúdo do arquivo baixado para o local desejado. Aqui não é necessário instalação, pois os arquivos rodam direto da pasta onde foram descompactados. Recomendo, apenas, a criação de um atalho para o arquivo executável eclipse.exe.

ADT Plugin

O sistema Android disponibiliza um plugin para Eclipse chamado ADT (Android Development Tools). Seguem os passos para sua instalação:

  1. Inicie o Eclipse, clique em Help > Install New Software...
  2. Clique no botão Add. Na janela que abrirá digite “ADT Plugin” para Name e a URL https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/ para Location, como segue:
    ADT Plugin
  3. Após dar OK, na janela que segue, selecione Developer Tool e avance.
  4. Será exibida a lista de ferramentas que serão baixadas. Avance novamente.
  5. Aceite os termos de licença e clique em Finalizar.
  6. Aguarde o término da instalação e reinicie o Eclipse.

Demais Configurações

ADT Plugin

Estando instalado o ADT Plugin temos que alterar as suas opções no eclipse para que aponte para a pasta de instalação do SDK Android. Seguem os passos para a configuração:

1. Acesse o caminho Windows > Preferences > Android.

2. Localize a pasta de instalação da SDK Android (C:\Android\android-sdk) e dê Ok.
Configuração ADT Eclipse

Criando um Virtual Device

Nós podemos executar uma aplicação por nós desenvolvida através de um Dispositivo Virtual, que nada mais é que um emulador.

Para configurar um Dispositivo Virtual abra o SDK Manager (agora pode ser feito direto pelo Eclipse acessando Windows > Android SDK e AVD Manager) e preencha os dados como segue:

Configuração Virtual Device_2

Clicando em Create AVD seu dispositivo é criado e está pronto para emular aplicações Android em seu computador.

Neste exemplo criei o Dispositivo Virtual emulando um celular com Android versão 2.2. Diversos dispositivos com diversas versões podem ser criados para testar o comportamento das aplicações nas diversas plataformas Android.

Selecione o dispositivo criado e clique em start. Se tudo der certo em alguns segundos o dispositivo criado será inicializado.

Próximos passos...

O ambiente já está configurado e pronto para iniciar o processo de criação de aplicações Android, as quais podem ser testadas nos dispositivos criados.

Acessando no Eclipse File > New > Project você poderá criar um novo projeto Android, o qual parte de uma aplicação básica. A partir daqui é com você, prezado leitor...

Bom desenvolvimento, e até os próximos tutoriais.


Comentários (52)
  • Bruno Crivelari Sanches
    avatar

    Muito bom!

    Maicris, conta a lenda que é possível desenvolver para android com C++, sabe dizer como ou de algum documento a respeito?

    Obrigado

  • Marcos Vasconcelos
    avatar

    A partir do NDK 5 (Native Dev. Kit) , para Android 2.2 em diante, é possivel criar aplicativos totalmente nativos com C++.

  • Marcos Vasconcelos  - Para testar
    avatar

    Só faltou o comando para executar o aplicativo de teste no AVD.

  • Maicris Fernandes  - Teste no AVD
    avatar

    Para testar o AVD no Eclipse acesse: Windows > Android SDK and AVD Manager. Escolha o AVD desejado e clique em Start. Na janela Launch Options escolha a resolução desejada e clique em Launch.

    Estando tudo certo o AVD será aberto... bons testes!

  • Mateus Pires  - Performance
    avatar

    Existe alguma diferença de performance quanto a aplicativos feitos em Java ou C++?

    E uma critica, acho que o final faltou completar com um Hello World. Do jeito que está só ensinando a instalar o Android no Eclipse não resolve nem 1% dos problemas que o cara vai ter...

    Fico no aguardo pela próxima =)

  • Maicris Fernandes
    avatar

    Veja, programar em linguagem nativa C com certeza trará mais performance do que em Java.

    Se é vantajoso fazer isto no Android?? Depende do tipo de processamento que você está realizando. Você ganhará performance fazendo processamentos matemáticos complexos, leitura de arquivos, etc. Entretanto, para usar funções gráficas OpenGL, por exemplo, independe se a função que chama a renderização foi escrita em linguagem C nativa ou java, o que determina a performace é a biblioteca em uso.

    Assim, deve sempre ser levado em conta a aplicação que está sendo desenvolvida.

    Por fim, agradeço à crítica, porém o objetivo deste artigo realmente é o que o título propõe. A partir daqui é assunto para os próximos artigos...

  • Luis Carlos  - Não concordo plenamente
    avatar

    Eu até concordo em partes com o que você escreveu, mas temos que se considerar algumas coisas antes.

    - A maior parte dos tutoriais na internet estão escritos em C++;
    - É a linguagem usada pelas grandes empresas de desenvolvimento de jogos no mundo;
    - Tem integração direta com DirectX, OpenGL e recursos nativos do SO;
    - Boa parte dos usuários que chegam por aqui a partir do google buscam especificamente por C++;
    - Tem as diversas frameworks no mercado, seja para jogos 3D, como Iirlich e Ogre, ou para jogos 2D, como a SDL, HGE ou a Popcap Framework;
    - É a única linguagem aceita pelos principais video-games hoje em dia.
    - A maior parte dos livros de jogos está escrito com exemplos em C++;

    A API influencia sim, mas quando se tem um suporte nativo e mais difundido em uma linguagem, e não é o caso hoje do Java, além de ficar mais fácil faz com que tudo esteja mais integrado, logo o Java hoje é muito rápido e dependendo do programador (se não for preguiçoso) fica mais rápido do que programas escritos em C/C++, mas em jogos, bom jogos são diferentes o C/C++ ainda é muito forte hoje nessa área, agora no Android eu não vejo o porque de se fazer programas em C/C++, até porque tudo hoje para Android é em Java e nadar contra a maré nessa altura do campeonato acredito ser uma furada.

  • ViniGodoy
    avatar

    Curioso, as argumentações em tópicos eram minhas, não suas:
    http://vinigodoy.wordpress.com/2007/11/11/java-ou-c/

    Naquela época, eu estava argumentando sobre a JVM tradicional, e não sobre o Android. O contexto também era sobre que linguagem eu ia usar para o Blog, e não para desenvolver um game profissional.


    De lá para cá, a Google construiu uma nova Virtual Machine e uma nova arquitetura, que realmente dá um acesso interessante ao OpenGL/ES (direto, rápido, etc). Vale ressaltar que o J2SE não tem suporte a OpenGL e games como o MineCraft foram feitos utilizando-se a LWJGL. Essa desvantagem não existe no Android.


    Se vale a pena fazer games diretamente em C++ hoje em dia para Android? Eu também tenho minhas dúvidas. Há um alto custo de desenvolvimento associado (é mais difícil achar profissionais, etc), menos suporte por parte do fabricante, e mais dificuldade de migra-lo para outras plataformas como o Ouya.

    Uma possibilidade para mitigar esses problemas seria usar engines multiplataforma. Elas se apresentam em diversas linguagens como: Unity (C#), LibGDX (Java), e até mesmo o C++ (Ethanon). O problema das engines é que geralmente elas tem seu próprio peso, seja em consumo de recursos, tamanho do binário, etc. Além disso, elas dificultar que você explore alguns dos recursos mais avançados dos dispositivos (tais como o acelerômetro, o GPS ou a câmera).


    A opinião mais sensata é mesmo a do Maicris. No fundo, para você decidir se vai ou não usar C++, Java ou outra coisa, é necessário pensar no seu projeto, nas oportunidades de negócio que você pretende explorar, nos mercados que pretende atingir, etc e, muito provavelmente, um maior suporte do fabricante vai pesar bastante nessa decisão.

  • Thiago Souza
    avatar

    Muito legal...parabéns, man! :side:

  • Android ou celulares comuns ?
    avatar

    Olá !
    Muito bom esses artigos, eu tenho uma dúvida .

    eu programo jogos em j2me, e gostaria de saber se vcs acham
    lucrativo, pq eu só estou ouvindo mau de j2me, e todos dizem q
    eh melhor eu passar a fazer jogos pra android q eh + garantido
    os empregos .

    bom, vcs concordam com isso ?
    me ajudem por favor.

  • Marcos Vasconcelos
    avatar

    Bem, isso depende, na minha opnião e pelo o que vejo como tendencia, o JME está basicamente morrendo, todas as plataformas mobile não oferecem uma JVM que rode JME, então se voce quiser continuar no Mobile e com Java, Android é o melhor caminho.

  • Anônimo  - Engines
    avatar

    vlw pela ajuda !
    eu tbm gostaria de saber se pra fazer um bom jogo para android se eu preciso de uma engine ou se só com o eclipse eu faço algo bom .

    e tbm queria saber como vender os jogos em android, eu vi em alguns sites q o android market não está abilitado para brasileiros ...
    tem outras formas de vender ?

  • Marcos Vasconcelos
    avatar

    Da para fazer só com o Eclipse na mão sim, mas é recomendavel usar alguma engine que já vai ter implementado muitas coisas de fisica e gerenciamento de recursos para game dev.

    O Android Market já suporta conteudo pago aqui no Brasil sim.

  • Anônimo  - Iphone ou Android ?
    avatar

    Eu tbm queria saber se pela sua experiência vc recomenda pra quem está começando, programar para celulares com androide ou para iphone ?

    qual é mais lucrativo ...
    q linguagens q eu uso para iphone
    alguma vantagem considerativa de algum deles..

    desculpe perguntar de novo... :unsure:

  • Marcos Vasconcelos
    avatar

    Para Android é Java, se voce já sabe é uma boa.

    Para iOS (iPhone e iPad) voce usa Objective-C e é necessario um mac para compilar.

  • AndEngine
    avatar

    qual engine vc acha a melhor para android,
    eu ouvi falar bem da AndEngine ...
    vc concorda ?, ou tem alguma melhor ?

  • Thiago
    avatar

    Muito Bom mesmo este Artigo! Parabéns!

  • Luis Eduardo  - Problema
    avatar

    Mas que droga, eu dou muito azar, toda vez que vou instalar algo da errado. alguem pode me dar uma dica. instalei todos os 3 sofwares mas nem o SDK Manager nem o eclipse estão rodando, eles dizem que não acham o Java JDK versão do Java SE. e eu instalei o java na mesma pasta que ele acusa que não está. ¬¬ kkkkkkkkk

  • Luis Eduardo  - Resolvido
    avatar

    Resolvi o problema da instalação :lol:
    Meu windows 7 é o de 64 bits, mudei o SDK do java pra versão de 32 bits e funcionou, mas não tenho certeza se foi por isso mesmo que resolveu funcionar. :D

  • Djair Almeida  - Internet Lenta
    avatar

    Pessoal a minha conexão de internet não é boa e cai muito.
    Tem alguma forma de baixar o SDK por partes e continuar a instalação depois?

  • josé  - não executa no smartphone
    avatar

    Estou com o seguinte problema, tenho meu smartphone conectado porém no momento em que executo ele não reconhece o smartphone, apenas abre o emulador. Tem alguma idéia do que pode estar acontecendo, pensei em as portas USB estarem com problemas, porém utilizo elas para várias coisas(pen drive, o próprio smartphone para troca de arquivos) e funciona.
    Isso já funcionou antes porém de uma hora para outra parou de reconher o smartphone como um emulador.

    Agradeço pela colaboração de todos.

  • Marcos Vasconcelos
    avatar

    O ADB está reconhecendo o phone como um Android Device?

    Vá na pasta do Android/platform-tools e execute
    ./adb devices

    E veja se ele está listado.

    Se não estiver, provavelmente voce vai precisar achar os drivers para desenvolvimento para o seu celular (não são os mesmo para acesso de memory card)

  • josé
    avatar

    perfeito :)

    vlw Marcos Vasconcelos, realmente os drivers de meu computador por algum motivo ficaram em conflito.

    muito obrigado

  • Marco  - Erro na instalação do android
    avatar

    Bom dia amigos,

    Estou começando agora com programação para dispositivos com Android e bem na instalação já tive um problema, fiz a instalação do jdk e do SDK, mas quando fui fazer no eclipse usando help -> install softare, aparece o seguinte erro:

    Cannot complete the request. See the details.
    Unsatisfied dependency: [com.android.ide.eclipse.adt.feature.group 16.0.1.v201112150204-238534] requiredCapability: org.eclipse.equinox.p2.iu/org.eclipse.core.runtime/3.6.0
    Unsatisfied dependency: [com.android.ide.eclipse.traceview.feature.group 16.0.1.v201112150204-238534] requiredCapability: org.eclipse.equinox.p2.iu/org.eclipse.core.runtime/3.6.0
    Unsatisfied dependency: [com.android.ide.eclipse.ddms.feature.group 16.0.1.v201112150204-238534] requiredCapability: org.eclipse.equinox.p2.iu/org.eclipse.core.runtime/3.6.0
    Unsatisfied dependency: [com.android.ide.eclipse.hierarchyviewer.feature.group 16.0.1.v201112150204-238534] requiredCapability: org.eclipse.equinox.p2.iu/org.eclipse.core.runtime/3.6.0
    Unsatisfied dependency: [com.android.ide.eclipse.adt.feature.group 16.0.1.v201112150204-238534] requiredCapability: org.eclipse.equinox.p2.iu/org.eclipse.ui/3.6.2
    Unsatisfied dependency: [com.android.ide.eclipse.traceview.feature.group 16.0.1.v201112150204-238534] requiredCapability: org.eclipse.equinox.p2.iu/org.eclipse.ui/3.6.2
    Unsatisfied dependency: [com.android.ide.eclipse.ddms.feature.group 16.0.1.v201112150204-238534] requiredCapability: org.eclipse.equinox.p2.iu/org.eclipse.ui/3.6.2
    Unsatisfied dependency: [com.android.ide.eclipse.hierarchyviewer.feature.group 16.0.1.v201112150204-238534] requiredCapability: org.eclipse.equinox.p2.iu/org.eclipse.ui/3.6.2
    Cannot find a solution where both "org.eclipse.ui 3.6.2" and "org.eclipse.ui [3.4.2.M20090204-0800]" are satisfied.
    Cannot find a solution where both "org.eclipse.core.runtime 3.6.0" and "org.eclipse.core.runtime [3.4.0.v20080512]" are satisfied.
    Cannot find a solution where both "org.eclipse.ui 3.6.2" and "org.eclipse.ui [3.4.2.M20090204-0800]" are satisfied.
    Cannot find a solution where both "org.eclipse.core.runtime 3.6.0" and "org.eclipse.core.runtime [3.4.0.v20080512]" are satisfied.
    Unsatisfied dependency: [com.android.ide.eclipse.ddms.feature.group 16.0.1.v201112150204-238534] requiredCapability: org.eclipse.equinox.p2.iu/org.eclipse.ui/3.6.2
    Unsatisfied dependency: [com.android.ide.eclipse.ddms.feature.group 16.0.1.v201112150204-238534] requiredCapability: org.eclipse.equinox.p2.iu/org.eclipse.core.runtime/3.6.0
    Unsatisfied dependency: [com.android.ide.eclipse.traceview.feature.group 16.0.1.v201112150204-238534] requiredCapability: org.eclipse.equinox.p2.iu/org.eclipse.ui/3.6.2
    Unsatisfied dependency: [com.android.ide.eclipse.traceview.feature.group 16.0.1.v201112150204-238534] requiredCapability: org.eclipse.equinox.p2.iu/org.eclipse.core.runtime/3.6.0
    Unsatisfied dependency: [com.android.ide.eclipse.adt.feature.group 16.0.1.v201112150204-238534] requiredCapability: org.eclipse.equinox.p2.iu/org.eclipse.core.runtime/3.6.0
    Unsatisfied dependency: [com.android.ide.eclipse.adt.feature.group 16.0.1.v201112150204-238534] requiredCapability: org.eclipse.equinox.p2.iu/org.eclipse.ui/3.6.2
    Unsatisfied dependency: [com.android.ide.eclipse.hierarchyviewer.feature.group 16.0.1.v201112150204-238534] requiredCapability: org.eclipse.equinox.p2.iu/org.eclipse.ui/3.6.2
    Unsatisfied dependency: [com.android.ide.eclipse.hierarchyviewer.feature.group 16.0.1.v201112150204-238534] requiredCapability: org.eclipse.equinox.p2.iu/org.eclipse.core.runtime/3.6.0

    Vocês poderiam me ajudar a soluciona-lo.

  • Paulo  - ERRO
    avatar

    Stopping ADB server failed (code -1).

    Essa mensagem apareceu depois que fez o download do Android SDK tools, é assim mesmo?

  • Paulo  - Erro
    avatar

    Na hora de criar o AVD fala que está faltando userdata.img

  • Rodolfo  - Mudar versão do Android
    avatar

    Tem como eu mudar a versão do software que desenvolvi em Android depois dele pronto?


    Pergunto isto pois eu fiz uma aplicação em 2.3 mas não usei algumas funcionalidades e acho que ele seria compatível com versões inferiores.... Tem como alterar agora?

  • chris  - desenvolvimento em android com eclipse
    avatar

    cara sem palavras ajudou muito na instalação do produto :cheer: ;)

  • gabriel  - android project
    avatar

    eu instalei tudo passo a passo
    mas quando vou inciar um novo projeto, nao aparece o "Android Project"
    aparece todos...menos esse "Android Project" =/
    ja tentei muitas coisas, inclusive mudei de eclipse e nada.
    alguem sabe oq eh o problema? por favor
    =]

  • Norberto  - linguagem
    avatar

    Ao executar o emulador avd 2.1 no eclipse, quando preencho um campo de edição esta apresentando caracteres em japones. Como faço para mudar para português? Não alterei nada durante a instalação.

  • Rafael
    avatar

    O meu também não aparece a opção "Android Project", alguem sabe o que fazer?

  • Erik  - Dúvida
    avatar

    Peguei um tutorial da S pen 2.2 do galaxy note, mas não diz como passar para o celular o novo app desenvolvido. pode me ajudar?

  • Marcos Vinicius Pereira Marque
    avatar

    Nossa kara, se eu tivesse visto essa ajuda antes, de configurar eu mesmo o ambiente para aprender a desenvolver para android, eu teria evitado muito estresse!!!

  • Vitor  - Problemas com AVD
    avatar

    Não consigo criar AVD
    Dá o seguinte erro: SDK Manger] Error: null
    Alguém me pode ajudar?

    Obrigado

  • aguivone  - como escolher uma aplicação pra rodar?
    avatar

    Estou com o seguinte problema, já fiz tudo conforme indicado aqui e simulei um programa feito no netbeans e rodou beleza, mas quando crio outra aplicação, não consigo por ela pra funcionar só abre a primeira aplicação que fiz, como resolvo isso?

    apesar de estar usando o netbeans creio que o eclipse seja similar na forma de fazer isso!

  • roberto  - parábens pelo artigo eu ja andava a precisar de um
    avatar

    mais vc arranjaram uma pessoa ai muito chata penso que toda gente agora pega no computador e sai desenvolvendo e programando eu ando na escola a um bocado e só a programação é como as primeiras
    pedaladas é complicada mais depois é só pratica quanto ao senhor jose seria melhor tirar um curso heheheheheheh..


  • Misael Fernandes  - Parabéns!
    avatar

    Muito bom!

    Parabéns! Qualidade 10/10.

    Me ajudou muito! :D

  • Anônimo  - Paula Thainá
    avatar

    Pessoal, estou com um projeto de pesquisa para desenvolver um Android, sou um pouco leiga no assunto. Tenho o técnico em informática e paguei programação em java, inclusise programação orientada a objetos, porém estou com algumas dificuldades nas nomenclaturas, na linguagem de vocês. Poderiam me passar um resumo, ou falar um pouso sobre isso? Presico estudar pra caramba esse assunto, preciso da ajuda dos meus internautas tbm. :confused:

  • Engenheiro Jailson Osório  - Android
    avatar

    Muito legal pessoal, eu já tive uma experiência criando aplicações para android, e agora tenho um projecto de uma aplicação literalmente para android, bem como eu domino java, penso que isso já é um grande passo, estou mudando de plataforma, agora vou instalar eclipse, porque já vi que é o mais utilizado. depois vou postar aqui como foi a intalação e se tiver qualquer duvida, tmb vou postar aqui. B)

  • Marcos Henique  - AJUDA ANDROID PFVr
    avatar

    Boa noite eu estou tendo um problema para fazer alterações DDMS EMULATOR CONTROLS, pois preciso modificar o KML porém os mesmo ficam bloqueador para alteração, a até mesmo o clique do mouse.

    E tambem gostaria de pedir uma certa ajuda, ao eu tentar declarar uma variavel, ou até mesmo uma instância simples, ocorre um SINTAXE ERROR, por exemplo: TextView tv = new TextView(this);
    tv.setText("teste";);
    setContent(tv);

    OCORRE UM ERRO DENOMINAOD "TOKEN", impedindo que eu possa fazer a alteração do texto presente..

  • Renan  - Muito bom!
    avatar

    Muito obrigado pela ajuda!

  • Flavio Santos  - Excelente
    avatar

    Ola Maicris Fernandes, obrigado pela ajuda com a matéria que fora postada, referente a instalação e configuração do ECLIPSE/ANDROID.
    Excelente.
    Valeu.
    Abraços

  • Andre Silva  - A solução está aqui
    avatar

    galera sigam o primeiro passo do aproprio site da android que resolvi. consegui fazer numa boa. a diferença é que apenas o modo de criar mudou, mas depois aparecerá as opções necessárias.

    http://developer.android.com/sdk/installing/installing-adt.html

  • Jhonny Eflainy  - Erro ao tentar instalar o Plugin ADT
    avatar

    Amigo está dando um erro ao tetar instalar o ADT plugin, tanto com HTTP quanto com HTTPS.

    o erro é esse:
    View image

  • Anônimo
    avatar

    link quebrado

  • Jhonny Eflainy  - Erro ao instalar o ADT Android
    avatar

    Pessoal desculpe, todo link de imagem que eu posto dá erro vou tentar esse encurtado do google:

    http://goo.gl/kCEBZj

  • Vinícius Godoy
    avatar

    Tente clicar ali em "view details". Além disso, que versão de Eclipse você está usando?

    Outra coisa, hoje em dia, a IDE recomendada para desenvolvimento Android é o IntelliJ. Já tentou usa-lo?

  • Anônimo
    avatar

    Versão do Eclipse LUNA RELEASE 4.4.0

    O detalhe do erro é: View image

    ainda não tentei usar o IntelliJ

Escrever um comentário
Your Contact Details:
Gravatar enabled
Comentário:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img]   
:angry::0:confused::cheer:B):evil::silly::dry::lol::kiss::D:pinch::(:shock:
:X:side::):P:unsure::woohoo::huh::whistle:;):S:!::?::idea::arrow:
Security
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
LAST_UPDATED2  

Busca

Linguagens

Twitter