Ponto V!

Destaques
Agit Informática Ltda.
Por que aprender C++ ?PDFImprimirE-mail
Qui, 16 de Julho de 2015 00:00
Escrito por Agit Informática Ltda.

Em primeiro lugar a linguagem C++ é uma linguagem de propósito geral que pode ser utilizada para qualquer finalidade e em qualquer plataforma.

Em segundo lugar a linguagem C++ é uma linguagem flexível, multiparadigma, seguindo nesse aspecto a tradição da linguagem C: o programador é quem escolhe a técnica de programação que deseja utilizar.

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Vinícius Godoy de Mendonça
Heightmap: Criando terrenosPDFImprimirE-mail
Seg, 06 de Abril de 2015 11:10
Escrito por Vinícius Godoy de Mendonça

No artigo passado, vimos como criar uma série de quadrados dispostos lado-a-lado. Uma das coisas interessantes sobre essa geometria é que ela pode ser distorcida para criar os mais variados tipos de superfícies. Nesse artigo, veremos como utilizar uma imagem em 2D para transformar a malha num terreno.

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Vinícius Godoy de Mendonça
Uma malha de quadradosPDFImprimirE-mail
Seg, 23 de Março de 2015 09:00
Escrito por Vinícius Godoy de Mendonça

No artigo entitulado “Um quadrado com Index Buffer” propusemos um desafio: o de construir uma malha quadriculada para o desenho de um chão. A função de construção da malha deveria receber como parâmetro o número de vértices na profundidade e largura, além de gerar a geometria centralizada no ponto (0,0). Nesse artigo, iremos resolver esse desafio.

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Vinícius Godoy de Mendonça
Requisição assíncrona com PromisesPDFImprimirE-mail
Seg, 09 de Março de 2015 12:00
Escrito por Vinícius Godoy de Mendonça

No artigo anterior, refatoramos o código para deixá-lo mais elegante. Porém, os shaders que compõe nosso programa ainda estão implementados direto no código, em variáveis string. Essa abordagem é pouco flexível e muito longe do que desejaríamos para uma aplicação web de verdade. Nesse artigo, veremos como utilizar os Promises, do JavaScript 6, em conjunto com o XMLHttpRequest para requisitar os shaders do servidor de maneira elegante.

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Vinícius Godoy de Mendonça
Animação e tecladoPDFImprimirE-mail
Seg, 16 de Março de 2015 19:35
Escrito por Vinícius Godoy de Mendonça

Um dos principais pontos para um game é a presença de um game loop, que torne as cenas dinâmicas e permita interação com o jogador. Neste artigo, veremos como organizar esse game loop num navegador, e como receber entradas do teclado.

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Vinícius Godoy de Mendonça
Refatorando o códigoPDFImprimirE-mail
Seg, 02 de Março de 2015 12:00
Escrito por Vinícius Godoy de Mendonça

No artigo passado, criamos um código capaz de desenhar um quadrado colorido na tela. Apesar de funcional, o código carece de boas práticas. Há trechos de lógica repetida e há a mistura de trechos que lidam com a OpenGL com trechos que lidam com o desenho em si. Nesse artigo, iremos começar uma série de refatorações para tratar desses problemas.

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